Quem pensa que deixar o animal em casa com vários brinquedos espalhados, um potinho de comida e de água é o suficiente para que ele tenha uma vida feliz e saudável, está muito enganado…

Essa rotina acaba desgastando e desestimulando qualquer um, então criar um ambiente mais interativo e pensar em novos desafios físicos ou mentais para os seus animais fazem uma diferença extrema no que se diz respeito a qualidade de vida e bem estar.

Esse enriquecimento ambiental é um tipo de reprodução dos desafios que a natureza costumaria a propor, estimulando alguns comportamentos mais naturais de cada espécie.

Vamos falar sobre enriquecimento ambiental?

Com o enriquecimento ambiental é possível simular situações de caça, afinal de contas, faz parte do instinto do animal procurar alimentos em movimento ou com um acesso um pouco diferente daquele sem graça potinho de ração. 

Simular esconderijos e obstáculos também faz parte desse processo, assim como no caso dos gatos criar ambientes mais verticalizados como arranhadores, prateleiras, postes e etc…criando “grandes árvores artificiais” em nossas casas.

E se você está pensando que é difícil criar um ambiente mais estimulante para o seu pet está muito enganado, existem maneiras bem simples de se fazer isso, por exemplo, o simples fato de você amassar um papel com o petisco dentro e jogar para o seu gatinho pegar já pode ser considerado um desafio mental de um nível mais simples, sabia?

Então porque não aderir ao enriquecimento ambiental e melhorar a qualidade de vida do seu melhor amigo?

#partiumelhorardevida

Hoje existem algumas marcas que trabalham com produtos pensados nesse bem estar animal, a nossa preferida do universo é a Pet Games, ela foi a primeira empresa brasileira a criar produtos inovadores para melhorar a qualidade de vida dos animais, os seus colaboradores são veterinários, pesquisadores, comportamentalistas, biólogos e etc, resumindo: eles realmente sabem o que estão fazendo.

Posso estar enganada, mas acredito que eu já tenha testado praticamente todos os brinquedos aqui em casa, tanto os de gato como os de cachorros, e a paixão é unânime, cada um com o seu preferido. Vou mostrar um pouquinho dos brinquedos que tenho aqui em casa e falar como costumo a usar cada um.

PetBall

Esse brinquedo é perfeito para cães que comem rápido demais (quem me acompanha sabe que estamos falando da Laila rs). Basicamente é um comedouro brinquedo, eles vêm em vários tamanhos, então você pode escolher o tamanho de acordo com a quantidade de ração adequada de cada porção que você quer por no PetBall.

Outra coisa bacana é que tem uma regulagem nos tamanhos da passagem da ração, assim você pode aumentar ou diminuir a dificuldade do desafio.

Acho que esse é o preferido da Laila, ela sai correndo pela casa batendo na bolinha com a patinha e o focinho, afinal de contas, a recompensa é comida, então vale a pena.

Macaquinho, Caveirinha e Carinha

Os 3 possuem a mesma função, são um tipo de brinquedo de caça, você coloca o petisco lá dentro e rola as bolinhas para os cães pegarem. O que diferencia de um pra outro é o formato, o macaquinho e caveirinha tem um formato um pouco mais irregular então os movimentos ficam menos previsíveis.

O meu preferido é o macaquinho porque tem cheiro de banana rs mas não conta porque eu sou humana e não sou eu que brinco, mas aqui em casa os 3 modelos são queridinhos dos cães, o material é super resistente, então pode deixar a galera roer a vontade.

A minha dica é usar petiscos em formato de palito, encaixam perfeito nas cavidades.

Brinquedos Recheáveis

Esses são os preferidos de quase todo o cachorro que eu conheço, item indispensável para quem pensa em iniciar o enriquecimento ambiental.

Existem infinidades de opções para rechear os mordedores , você pode colocar sachês, alimentação natural, frutas, cenouras e nos dias de calor vale também rechear e congelar, assim além de se divertir eles também se refrescam.

Comedouro Lento

Eu costumo usar o comedouro lento aqui em casa para colocar a Alimentação Natural da galera, a Pet Games sugere 4 tipos de fases para usar o comedouro:

Fase 1 – Coloque a ração somente no aro externo.
Fase 2 – Coloque a ração em todo o comedouro.
Fase 3 – Coloque a ração somente no centro do comedouro.
Fase 4 – Coloque a ração em todo o comedouro e bolas de tênis nas áreas entre as saliências.

Eu costumo a fazer como sugere a Fase 2, espalho a comida pelo comedouro inteiro. Sou apaixonada por esse comedouro, porque ele realmente ajuda a comer mais devagar, assim diminui as chances de engasgos, vômitos, obesidade e etc.

Agora a dica bacana é que vocês podem usar todos esses brinquedos recheáveis com os gatinhos também, a Pet Games costumam a ter os brinquedos em 3 tamanhos, o menor tamanho serve perfeitinho para os gatos, as meninas OMG amam os brinquedos recheáveis.

Deu pra perceber que a PetGames faz parte do nosso dia a dia né? Vou deixar para mostrar em um outro dia a linha de gatos, tenho certeza de que vocês vão amar.

Super recomendo!

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima.

Para saber mais, acesse: www.petgames.com.br

Fechar Menu