dentro

Dica Farmina: Cuidados para Curtir a Folia com os Animais no Carnaval

É carnaval e os pets já fazem parte da diversão! Algumas cidades brasileiras já contam com blocos e desfiles voltados para os animais de estimação, mas antes de levar o cão ou o gato para as programações de carnaval, alguns cuidados precisam ser tomados.

Confira abaixo algumas dicas para curtir a folia com o seu bichinho.

Fantasia
Há muitas fantasias para cães e gatos disponíveis no mercado, mas improvisar é sempre válido. O peso dos acessórios é algo a ser ponderado: opte por adereços leves, que não cansem o seu animal.
Vista o pet e observe como ele se movimenta. Se algo estiver diferente, é melhor tirar a fantasia.

Outro fator que deve ser analisado é o comportamento do bicho quando ele está fantasiado. Verifique se ele não está incomodado com algum detalhe ou até se está tentando tirar ou destruir os adereços. É imprescindível que ele esteja confortável com o que está vestindo.
“Temos que pensar no conforto do pet como pensamos no nosso. Ninguém gosta de usar uma roupa que está apertando ou um acessório que atrapalha a movimentação. O animal também se irrita com aquilo que não é confortável para ele”, ressalta Karina Venturelli, veterinária e gerente técnica da Farmina Pet Foods.

Temperatura
Carnaval é sempre calor. Para curtir a folia, leve em conta os cuidados que devemos tomar com os cães e gatos no verão. É preciso mantê-los sempre bem hidratados e evitar passeios nos horários mais quentes do dia, pois, além de sofrerem com o calor, eles podem queimar as patinhas. Prefira momentos mais frescos, lugares com sombra e pisos que não aqueçam em excesso. No caso de cães, evite focinheiras fechadas, pois esses animais tendem a ficar de boca aberta no calor.

Tempo
Não abuse do tempo. Algumas horinhas são suficientes para o passeio de carnaval com o pet. Fique atento se o seu cão ou gato está se cansando. Animais não estão preparados para maratonas da folia.
Respeite o tempo e a disposição deles.

Evite
Prezando o bem-estar do animal, alguns itens devem ser evitados:

– brilhos e purpurinas: como geralmente são em pó, esses tipo de material pode impregnar no pelo e na pele do bichos. Além de serem difíceis de tirar, podem cair nos olhos do animal e provocar irritações. Brilhos e purpurinas não são produtos adequados para cães e gatos.

– tintas: existem tintas apropriadas para animais. Elas são antitóxicas, não agridem a pele do pet e duram cerca de três lavagens.
Antes de adquirir, pesquise a reputação do produto e do fabricante.

– bebida alcóolica: não ofereça nenhum tipo de bebida alcóolica ao pet e cuide para que esse tipo de líquido fique fora do alcance do animal.
O álcool pode causar vômitos, tonturas, convulsões e outros males para cães e gatos. Como os pets são menores que os humanos, os efeitos da bebida alcoólica no organismo animal são potencializados.

Seguindo todas essas recomendações, é só preparar a bicharada e cair
na folia!

(Fonte: Farmina)

O que você acha?

Avatar photo

Escrito por Cris Assanuma

Ilustradora, criadora de conteúdo e funcionária de 3 gatas e um cachorro que acha que é gato.

Looks de Carnaval: Brega is the New Chic

Link Record News: Dicas para Curtir o Carnaval com o seu Pet